A Sala da Ina

Educação de Infância

Dia do Pai

BOLO PARA FESTEJAR O DIA DO PAI

(Bolo do Dia do Pai 2009 – Creche e JI Águas Santas I – Sala dos 4/5 anos)

Esta foi uma das minhas primeiras aventuras na decoração de bolos. Não é muito difícil, basta ter algum jeito para modelar e as crianças podem sempre ajudar na confecção do bolo e decoração mais simples.

Material: Massa de bolo à escolha, forma rectanular, cola alimentar ou geleia, pasta americana verde, flores de açúcar, cogumelos (enfeite de bolo), banquinho de jardim, maçapão vermelho, verde e beje, chocolate derretido, papel de alumínio e base para bolos.

Procedimento: Preparar um bolo em forma rectangular. Aplicar a geleia ou cola alimentar e posteriormente a pasta americana. Decorar com as flores, cogumelos e banco. Fazer o boneco com o maçapão e derreter um pouco de chocolate para fazer o cabelo, olhos e os sapatos. Forrar a base com papel de alumínio e colocar o bolo em cima. Está pronto para ir para a mesa.

CONVITE PARA O DIA DO PAI

 (2009 – Creche e JI Águas Santas I – Sala dos 4/5 anos)

Material: Caixas prateadas, folhas verdes, folhas brancas, impressora, tinteiros, tesoura, cola UHU líquida, ráfia cor de laranja, tintas de relevo, lápis de grafite e pau de canela.

Procedimento: Escrevem-se as mensagens das crianças em tiras de folhas verdes e em vez de recortar, rasgam-se. Cola-se uma das pontas ao pau de canela e enrola-se prendendo com ráfia. Imprimem-se os quadrados de texto em papel branco e colam-se nas caixas. Do outro lado da embalagem, pede-se à crinça que escreva a palavra PAI a lápis. Depois, a Educadora passa por cima, com o tubo de contorno. Deixa-se secar e por fim, coloca-se a mensagem na embalagem.

PRESENTE: CAIXA MULTIUSOS

(2009 – Creche e JI Águas Santas I – Sala dos 4/5 anos)

Material: Caixa de ovos de cartão, têmpera, verniz incolor, cartolina verde, papel veludo autocolante, cola quente, plasticina de várias cores, recorte de revista (coluna de horóscopo), caneta dourada.

Procedimento: Pintar a caixa de ovos por dentro e por fora. Envernizar. Recortar a cartolina ligeiramente mais larga que a tampa da caixa e aplicar o papel de veludo, deixando uma margem. Ajudar a criança a modelar o seu Pai em plasticina, ensinando algumas técnicas. Envernizar o boneco de plasticina. Recortar a coluna de horóscopo de uma revista, colar nas mãos do pai, como se fosse um jornal. Colar o pai em cima da caixa.

PAINEL DECORATIVO

Material: Painel em cortiça, blu-tac da bostick, folhas de côr, folhas brancas, canetas de feltro (marcadores), caneta e lápis de côr.

Procedimento: Pedir a cada criança que diga algumas palavras sobre o seu pai e registar numa folha quadrada, de côr. Pedir à criança para assinar. Pedir à criança que desenhe o seu pai numa folha branca, préviamente cortada. Aplicar numa folha de côr. Elaborar um painel com todos os trabalhos. (As letras do título abaixo apresentado, são feitas em cartão pintado com têmpera).

« DIAS FESTIVOS


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: