A Sala da Ina

Educação de Infância

Estratégias para orientar a leitura junto dos pais/familiares

1 – Mostrar o livro/ Exemplificar

• Mostrar um livro adequado à idade da criança, logo que a consulta começar. Não esperar pelo fim
• Partilhar o livro com a criança, observando, mostrando as imagens e lendo uma ou duas páginas, para exemplificar

2 – Conversar/Comentar

• A partir dos 6 meses de idade, perguntar aos pais se já lhe começaram a ler livros em voz alta. Com crianças mais velhas encorajar a continuação da leitura em família e avaliar os progressos no interesse pelos livros
• Comentar as atitudes dos pais de modo a encorajar, mas com cuidado, para evitar que se retraiam

3 – Informar/Encorajar

• Incentivar os pais (ou outros familiares) a ler alto, todos os dias. Dar informações sobre o papel da leitura em voz alta no desenvolvimento da criança e sobre as vantagens do contacto precoce e constante com livros
• Oferecer a brochura destinada á família (ou no caso de já terem recebido mostrar) e indicar o tipo de livros mais aconselhado para a idade

4 – Aconselhar

• Aconselhar os adultos a requisitarem, na biblioteca pública ou na biblioteca escolar, alguns livros para lerem com as crianças
• Registar a data do aconselhamento realizado

Chaves para o sucesso

  • Os livros adequados a cada idade (dos 6 meses aos 6 anos) devem estar disponíveis no gabinete onde se realizam as consultas das crianças, para poderem ser mostrados como exemplos
  • As brochuras destinadas às famílias devem ser entregues pelos profissionais de saúde, sendo necessário chamar a atenção para as orientações registadas. Nunca devem ser apenas disponibilizadas na sala de espera, pois, sem aconselhamento individual, muitos adultos não lhes vão dar atenção
  • Os cartazes devem ser afixados nas salas de espera e nos corredores de acesso à consulta
  • Deve ser inserida no cartaz, de modo bem visível, a morada da(s) Biblioteca(s) Pública(s) mais próximas, onde as famílias podem requisitar livros para ler com as crianças
  • A sala de espera deve ter, sempre que possível, uma estante com livros de livre acesso, para crianças e para adultos. É vantajoso organizar animações de leitura com a participação de voluntários
  • A coordenação do projecto deve ser assegurada por um profissional de saúde do centro ou do hospital
  • Recomenda-se o registo do aconselhamento realizado, para se poder avaliar o impacto do projecto

« Projecto “Ler mais dá saúde”

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