A Sala da Ina

Educação de Infância

Livros para Crianças de 6 anos ou mais

Características  gerais dos livros

Livros diversificados e que permitam o treino da leitura individual e que a criança possa ouvir ler.

Conteúdos

Diversificados. Temas da vida da criança e de conhecimento do mundo:

    * histórias familiares;
    * contos tradicionais,
    * histórias de animais;
    *  informações sobre vários temas;
    *  histórias alusivas á época do ano, Natal, estações do ano, ir para a escola, tempo de férias, etc.

Texto

Textos variados:

    * com pouco texto para ler sozinha e treinar a decifração;
    * com texto mais longo para ouvir ler – narrativas e descrições mais  complexas, envolvendo várias peripécias que se desenvolvem em capítulos.
    * textos para descobrir sílabas, palavras e frases.

Ilustração

Livros com imagens coloridas, sugestivas, muito variadas mas que podem ser de menor dimensão.

Histórias em banda desenhada.

Comportamentos dos adultos que estimulam o interesse pelos livros

Manter as rotinas diárias.

Ler todos os dias. O apoio individual de um adulto na fase de decifração evita muitos problemas e torna a aprendizagem mais rápida e segura.

Ler alto e deixar que a criança descubra, e leia sozinha, palavras e frases que já conhece.

Completar frases e ajudar com as palavras que ainda não decifra.

Encorajá-la a ler cada vez mais. Ouvir ler e felicitá-la pelos progressos.

Fazer jogos de descoberta de letras, sílabas, palavras, frases.

Ler histórias mais curtas, se a criança pedir, e histórias com pequenos capítulos.

Ler partes de histórias e deixar a continuação para o dia seguinte.

Continuar a ler as histórias preferidas e incentivá-la a conseguir lê-las sozinha.

« Projecto “Ler mais dá saúde”

%d bloggers like this: