A Sala da Ina

Educação de Infância

Livros para Bebés de 6 a 12 meses

Características gerais dos livros

Capa e folhas grossas, resistentes e laváveis (ex: cartão grosso, pano, esponja, etc.). Cantos arredondados. Com poucas páginas (4 a 6) fáceis de virar. Livros macios, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar com os dedos. Livros interactivos, com partes móveis, agradam às crianças, mas não são resistentes.

Conteúdos

Objectos e personagens do quotidiano, cenas familiares ou reconhecíveis, por ex.: pessoas, animais, plantas, vestuário, alimentos.

Texto

Sem texto ou com palavras soltas (ex: substantivos) associadas a imagens ou com frases simples.
Sem narrativa.

Ilustração

Ilustrações ou fotografais coloridas grandes e nítidas. Regra geral sem perspectiva.
Bom contraste figura/fundo.
Figuras soltas e bem definidas.

Comportamentos dos adultos que estimulam o interesse pelos livros

Sentar a criança confortavelmente mostra-lhe o livro, apontar as imagens, dizer o nome do que está representado na ilustração, das cores, dos sentimentos, etc.
Repetir o nome de cada coisa ajuda a criança a ligar o som das palavras ao significado. Pedir-lhe que repita algumas palavras e identifique o que ouve ler, apontando as imagens. Brincar com as palavras e encorajar a criança a responder. A comunicação estimula o desenvolvimento e reforça os laços afectivos. Ajudar a criança a virar as páginas.
Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reacções para continuar ou parar.
Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer.

« Projecto “Ler mais dá saúde”